sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Avançar nos direitos para toda a Juventude. É isso que queremos


Por Jefferson Lima

No Brasil, a juventude vive um contexto de bônus demográfico, ou seja, a população jovem economicamente ativa é maior que a dependente, o que nos possibilita uma oportunidade histórica de ampliar a luta por direitos e colocar a juventude como protagonista na formulação das políticas públicas.

Chegamos à II Conferência Nacional de Juventude como a principal força partidária, propulsora da construção das etapas municipais e estaduais que debateu e estimulou a ampliação e fortalecimento dos órgãos de execução, promoção e articulação de Políticas Públicas de Juventude, como assessorias, coordenadorias, superintendências, entre outros, além da criação e renovação dos Conselhos de Juventude.

O constante diálogo e a sintonia com os movimentos sociais foram fundamentais para transformar bandeiras em propostas concretas, que asseguram o fortalecimento e o avanço das políticas públicas de juventude.

No 2º dia da Conferência realizamos uma grande plenária da JPT onde tivemos a presença de mais de 13 segmentos e movimentos sociais, entre eles juventude negra, juventude do campo, LGBT, jovens sindicalistas, jovens mulheres, pastoral da juventude, povos e comunidades tradicionais, entre outros, onde, não só, ampliamos e aproximamos nossas pautas, mas também pudemos construir um projeto de esquerda e popular com a juventude que está organizada em outros espaços, seja um partido político ou não, respeitando as especificidades regionais, as características políticas locais e suas particularidades, sempre visando o beneficio da juventude brasileira.

Apresentamos e conseguimos aprovação das nossas principais propostas durante a II Conferência Nacional de Juventude, como a descriminalização e legalização do aborto, ampliação do acesso a cultura, fortalecimento dos conselhos de juventude e dos órgãos gestores de juventude, valorização e ampliação da agricultura familiar, ampliação do investimento na educação (10% do PIB), redução da jornada de trabalho, democratização da comunicação e de seus meios, acesso à moradia digna, fortalecimento do SUS, além do direito à meia-entrada para a juventude, aprovação do Estatuto da Juventude (PL 4529/04) e do Sistema Nacional de Juventude.

O sucesso da II Conferencia Nacional de Juventude é reflexo da participação da juventude organizada nos mais diversos segmentos. Foram realizadas etapas preparatórias virtual, territorial, livres, regionais, estaduais e municipais, tivemos mais de 1.500 municípios, 27 estados e o DF realizando suas etapas. Milhares de jovens envolvidos, mais de 2200 jovens participando da etapa nacional, dos quais 1350 eram delegados eleitos em seus estados e conselhos.

A aprovação dos marcos legal, e o avanço das politicas publicas para a juventude é extremamente fundamental para a consolidação de um país mais justo.

Os jovens petistas apresentaram demandas e apontaram que as políticas públicas para a juventude, devem ser pautas prioritárias para esse periodo e demonstraram que os jovens não são somente o futuro desse país, dessa nação, e sim o presente.

Jefferson Lima é secretário nacional de Juventude do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário