quarta-feira, 21 de julho de 2010

Estatuto da Igualdade Racial

Nesses 2 últimos dias, recebi inúmeros pedidos para fazer posts referentes ao Estatuto da Igualdade Racial. Não farei postagens comemorativas à sanção do Presidente Lula ao Estatuto da Igualdade Racial, por entender que não avançamos nas principais pautas que ele trazia em sua proposta inicial.
Radicalizar a Democracia é necessário para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Fica inviável falar em "direitos de igualdade" se não ficaram contempladas neste Estatuto Branco as políticas afirmativas para a população negra.
222 anos depois, nós (população negra do Brasil) continuamos a ver noss@s jovens à merce da violência nas periferias espalhadas pelo país; a criminalização da pobreza; o racismo do controle midiático/publicitário branco das pequenas elites nos nossos horários de "folga" em frente a TV. É preciso uma mudança total de postura por parte dos partidos politicos (sem exceção) para organização e luta d@s negr@s brasileir@s.
Precisamos torná-los não em partido negro. Mas sim, em partido de todos, onde sejam respeitadas as adversidades e busquemos então o tal Direito de Igualdade.
222 anos depois, ainda temos a esperança de que um dia iremos estar vivos, para que ver a população negra em ascensão junto das demais etnias brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário