quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Bancada do PT defende consenso para escolha do novo presidente da Câmara

A bancada do Partido dos Trabalhadores vai iniciar na próxima semana o processo de discussão sobre a Presidência da Câmara para a próxima legislatura.
Em reunião realizada nesta quarta-feira (10), com a presença do presidente do PT, José Eduardo Dutra, e do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ficou definido que não haverá disputa interna para a escolha do nome do PT para a disputa do cargo.
"Vamos iniciar um processo de discussão para apresentarmos, no momento adequado, apenas um nome do PT para o cargo", afirmou o líder da bancada, deputado Fernando Ferro (PE).

O líder disse que haverá uma ampla negociação com os demais partidos para que também não haja disputa pela Presidência da Câmara entre as agremiações da base aliada. "O ideal é que se construa um amplo acordo e que não haja nenhum tipo de disputa para o cargo", defendeu Fernando Ferro.
Tradicionalmente, a Presidência da Casa fica com o partido que fizer a maior bancada parlamentar nas eleições. Na atual legislatura, houve um rodízio entre as duas maiores bancadas - o PT,que presidiu a Casa nos dois primeiros anos, e o PMDB, nos dois últimos. Os demais cargos da Mesa Diretora são preenchidos conforme estabelece o regimento interno da Câmara, obedecendo à proporcionalidade partidária.
O PT elegeu neste ano 88 deputados federais e terá a maior bancada na próxima legislatura. O PMDB ficará com a segunda maior bancada,com 79 deputados. Na atual legislatura foi o contrário, o PMDB tinha a maior bancada e o PT, a segunda.
Fernando Ferro informou que já foi procurado pelos deputados Cândido Vaccarezza (SP), líder do governo na Câmara, e Marco Maia (RS), vice-presidente da Casa. Eles estão interessados em disputar a Presidência. O líder explicou que os nomes serão levados à coordenação da bancada, que vai definir o cronograma e a forma como se dará a escolha do nome que será apresentado pelo PT.
Rodízio
O líder da bancada petista disse que ainda não está definido se será mantido o esquema de rodízio do PT/PMDB para a escolha do presidente da Câmara. "Tudo ainda será negociado, mas o ideal é que, se for mantido o rodízio na Câmara, que isso também acontece no Senado, onde o PMDB e o PT também têm as maiores bancadas. Na atual legislatura o PMDB ocupou a presidência durante os quatro anos.
Governo
O presidente do PT, José Eduardo Dutra, informou à bancada do PT o andamento do trabalho de transição do governo. Ele explicou que,até o momento, o seu papel é ouvir todos os partidos da aliança que elegeu Dilma Rousseff (PT) presidente do Brasil. "Estou fazendo o papel de ouvidor dos partidos da aliança, incluindo também o PP, que oficialmente não fez parte da campanha mas que é da base aliada do governo Lula. Só isso, não tenho autorização da presidente eleita para negociar nada, nenhum cargo", afirmou.
Pauta
O ministro Alexandre Padilha reforçou a necessidade de a Câmara priorizar a votação da proposta orçamentária para 2011, concluir a votação do pré-sal - falta votar as emendas do Senado ao marco regulatório do pré-sal - e apreciar as medidas provisórias com o prazo de tramitação vencido.
"Esse é o kit básico para as votações neste ano, uma vez que só teremos mais nove sessões deliberativas em plenário", afirmou Fernando Ferro. O líder não descartou a possibilidade de votar outras propostas, desde que haja acordo de líderes.
Comissão Geral
A bancada definiu também na reunião que irá propor a realização de uma comissão geral na próxima semana para a discussão da crise cambial mundial. No debate serão analisadas também as deliberações do G-20- grupo das 20 principais economias, que está reunido neste semana, em Seul, na Corea do Sul.
André Vargas é deputado Federal PT-PR e membro da Executiva Nacional do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário