sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O PT e a Formação

O Partido dos Trabalhadores vive um momento que eu já esperava chegar. Vivemos um momento onde nossa militância sente a nessecidade de rediscutir o modelo de condução que queremos para o Partido.

Amanhã poderemos começar a construir uma nova página na nossa vida partidária, pelo menos em Angra. A Secretaria de Formação, aliada ao seu coletivo de formadores, elaborou um programa de formação política para atender aos anseios da militância. Confira a apresentação abaixo.


PT e a Formação

O Partido dos Trabalhadores conquistou grande credibilidade social ao longo destes 31 anos, completados no último dia 10 de Fevereiro, por sua representação e construção do seu projeto alternativo tanto na atuação dentro dos espaços do poder público, como o engajamento da valorosa militância nos movimentos sociais. Porém uma conquista é de grande importância: a valorização da sabedoria de uma população sofrida, trabalhadora, alegre, disposta a enfrentar obstáculos, compartilhar e implementar decisões; sobretudo uma população corajosa.

Pensando assim, hoje o PT representa diferentes forças políticas e sociais, cresceu no Parlamento e no Executivo. Temos a Presidência!!!

Não podemos apenas ser saudosistas com nossa história é preciso continuá-la, pois somos mais de 190 milhões de brasileiros e brasileiras. Não podemos perder nossas raízes. Somos referência de Partido organizado, nascido na luta pela democracia, e somos, sobretudo socialistas!

Neste contexto a Secretaria de Formação Política vem apresentar nesta Plenária uma Proposta, que toma como base nossa pluralidade de visões, estimula o senso crítico, debate as dúvidas e faz da polêmica uma estratégia de ação.

Convidamos você, companheiro e companheira, para escrever mais uma página na história de nosso Partido junto a Secretaria de Formação.

Não importa sua idade, sua cor, seu grau de instrução, sexo e sexualidade; queremos ser capazes de falar, de ouvir, entender, amar e lutar juntos. Senão ficaremos a mercê das Instituições.

Apresentamos abaixo nesta plenária, uma Proposta de Discussão para nos tornarmos mais íntimos dos movimentos sociais, de onde nunca deveríamos ter nos afastado, uma Proposta de Formação Política; que não está “pronta”, ao contrário. Sua contribuição poderá torná-la mais educadora e democrática.

E viva o PT!!!

Secretaria de Formação do PT em Angra dos Reis

Coletivo de Formadores do PT em Angra dos Reis


Propostas para contribuição da Formação Política da Militância Petista

  1. Grandes Debates trimestrais que envolva mobilização dos (as) filiados (as).

  1. Fortalecer secretarias setoriais: combate ao racismo e mulheres.

  1. Propor atuação conjunta com a secretaria de movimentos sociais para realização de atividades em conjunto, buscando a aproximação com os movimentos sociais e estimulando nossa participação nas atividades dos movimentos.


  1. Criar uma rede de comunicação virtual (blog, site, fórum virtual, twitter, facebook) para dar suporte ao programa de formação e manter a militância informada das atividades internas do PT.

  1. Adequar nosso calendário de atividades ao da Secretaria Estadual de Formação Política.

  1. Elaborar o calendário de atividades de formação, onde estejam inseridas as seguintes propostas:

a) Curso de formação com duração de 2 meses, começando a partir de 02/04. Esse curso tem como objetivo trabalhar a formação a partir de 4 módulo diferenciados, sendo trabalhado inicialmente com pequenos grupos (com opção de serem divididos regionalmente) e introduzindo os temas: 1 – Política todo mundo faz; 2 – Políticas Públicas e Estado Democrático; 3 – A origem do PT; 4 – A trajetória do PT em Angra dos Reis.

b) “Bem vindo às fileiras” – Esse projeto visa contribuir com a introdução dos princípios básicos do PT para os (as) novos (as) filados (as). Semestral

c) “O PT e o Parlamento” – reunião com vereadores e militância para explicar sobre o funcionamento da casa legislativa e/ou sobre determinado projeto de sua autoria que tramita na casa. Mensal

d) Cine 13 – exposição de vídeos/filmes seguidos de debates. Mensal


e) Realização de Fórum e/ou Seminário tendo como público alvo participantes do Programa de Formação.


f) Fazer e reproduzir pequenos textos/artigos que falem sobre determinada conjuntura, estimulando o pensamento crítico e/ou construtivo em prol da construção partidária e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário