quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Avante! elege secretários da JPT do Rio de Janeiro e do Piauí

Por Rodrigo Mathias

No último fim de semana o movimento Avante! foi vitorioso em dois congressos estaduais da JPT. No sábado, a juventude do Rio de Janeiro elegeu Daniel Gaspar, ainda no primeiro turno, após os adversários retirarem as candidaturas em seu favor. No domingo foi a vez de Maycon Silva ser escolhido Secretário Geral da juventude petista piauiense.

A candidata nacional da tese Avante!, Joanna Paroli foi pessoalmente acompanhar o congresso do Rio de Janeiro, após ter visitado os companheiros do Piauí para discutir as táticas eleitorais que seriam adotadas no congresso do estado. Para Joanna, as eleições dos companheiros mostraram que a juventude petista quer uma JPT menos burocrática, mais militante e com um diálogo maior com os movimentos sociais:

“Assim como aconteceu no 4º Congresso, a juventude do partido mostrou que quer um PT mais à esquerda, o que abre boas possibilidades para a nossa candidatura nacional”, afirmou.

Rio de Janeiro
Um dia após sua vitória, Daniel Gaspar já sentia a responsabilidade da nova posição. Entre telefonemas e respostas a incontáveis emails e mensagens nas redes sociais, o ex-diretor de Relações Internacionais da UNE falou sobre os principais desafios da sua gestão na JPT:

“Precisamos organizar campanhas públicas para dar mais visibilidade às pautas da JPT. No próximo período, o PT do Rio de Janeiro vai ter o desafio de construir uma candidatura forte para o governo do Estado e a juventude do partido deve estar pronta para colocar suas pautas na construção do programa de governo”, disse.

Além do desafio eleitoral, Daniel destacou a necessidade de uma maior presença da direção da JPT no interior do estado, o aprofundamento do investimento na formação política da juventude petista e o diálogo com as outras juventudes dos partidos de esquerda, como prioridades para sua gestão.

Também militante da juventude petista do Rio de Janeiro, a atual vice-presidente da UNE, Clarissa Alves da Cunha considera que a eleição de Daniel leva a JPT-RJ a um novo patamar:

“A vitória do Daniel Gaspar abre caminho para uma maior sintonia entre a juventude petista e os movimentos sociais. Esse panorama nos dá uma possibilidade de disputar os corações e mentes da juventude fluminense pelo prisma de uma perspectiva libertária de transformação social”.
Vitórias da DS

Além de assinarem a tese Avante!, Daniel e Maycon fazem parte da mesma tendência interna do PT, a Democracia Socialista. Para Anderson Campos, membro da Direção Nacional da corrente, as vitórias da DS no Rio e no Piauí fortalecem a luta pela construção socialista do PT:

“Como partido dirigente da revolução democrática, o PT precisa de uma juventude avançada e comprometida com o socialismo democrático”, afirmou. Para o dirigente, essas conquistas estaduais são fundamentais para o movimento trilhar o caminho até a vitória da candidata nacional, Joanna Paroli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário