quarta-feira, 20 de julho de 2011

52º CONUNE: JPT mostra sua força no movimento estudantil


A União Nacional dos Estudantes (UNE) finalizou o maior Congresso de sua história neste domingo (17), elegendo o jovem Daniel Iliescu, do Rio de Janeiro, como seu novo presidente.

Oito mil estudantes de todo o Brasil participaram do Congresso em Goiânia, que em sua etapa preparatória nos estados reuniu os votos de mais de 1,5 milhão de alunos de universidades públicas e particulares. Houve, no total, votação em 97% das universidades de todo o país.

A chapa de Iliescu, "Movimento estudantil unificado para as mudanças do Brasil", foi eleita com 2,369 mil votos, o que representa 75,4% dos votos dos 3.138 delegados credenciados que votaram no 52º Congresso. Concorreram também as chapas, "Oposição de Esquerda" (18,5% - 581 votos), "MUDE - Movimento UNE democrático" (5,8% 183 votos) e "Por uma nova UNE" (0,1% - 5 votos).

As ruas de Goiânia foram tomadas por bandeiras, camisetas e o manifesto da JPT ao 52º Conune. A Direção Nacional da JPT, juntamente com a secretaria municipal de Goiânia, também organizou uma tenda na Praça Universitária, que recebeu várias visitas de lideranças petistas, como o deputado estadual Mauro Robem, o ex-deputado e preso político Gilney Viana e o presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão. Eles trataram da importância da juventude se envolver nas discussões e mobilizações que envolvem a Comissão da Verdade, proposta pelo governo.

Com aproximadamente 1.000 delegados eleitos e 733 delegados presentes na plenária final do Congresso da UNE, a Juventude do PT manteve sua representação na vice-presidência e 4 membros da executiva, totalizando 23% da dos votos.

O Secretário Nacional de Juventude do PT, Valdemir Pascoal, ressaltou a grande mobilização dos jovens petistas. "Precisamos nos preparar para debater os grandes temas do país, como a reforma política, nas bases, nas universidades e salas de aula, fortalecendo a UNE e os movimentos sociais", disse. Para ele, "a pluralidade de opiniões do PT é a maior riqueza do partido e o importante é ampliar cada vez mais a capacidade da JPT em influenciar nos rumos da entidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário