segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Rapidinha da Semana: O surgimento do PT

"O Partido dos Trabalhadores nasce em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion (SP), num contexto de intensas mobilizações sociais a partir da segunda metade da década de 1970.
O PT é fruto da combinação entre a ideia e, principalmente, prática de trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, religiosos, militantes de esquerda, intelectuais, artistas plásticos que almejavam um instrumento de representação para promover profundas alterações no cenário político brasileiro. Milhares de pessoas que lutavam por melhores condições de vida, salário, trabalho, educação, moradia, transportes, saneamento, saúde, a criação, ampliação e garantia dos direitos civis, pelas liberdades democráticas, contra as ditaduras, desigualdades e opressões de toda a ordem.
Nas eleições de 1974, ocorrem as primeiras vitórias eleitorais da oposição. O MDB conquistou 59% dos votos para o Senado, 48% da Câmara dos Deputados e ganhou a prefeitura da maioria das grandes cidades. Em 1978, são os operários e as operárias que, depois de muitos anos de opressão, retomam as greves, por não suportarem mais o arrocho salarial e o custo de vida.
Essas lutas populares obtiveram algumas vitórias: o fim do AI-5, o fim da censura prévia à imprensa, a anistia e o fim do bipartidarismo. Eram, porém, vitórias parciais. A classe trabalhadora queria democracia, o direito de votar em eleições diretas e um partido que representasse, de fato, os trabalhadores e trabalhadoras. Começava a se consolidar a necessidade de um instrumento mais poderoso do que o sindicato, de uma ação mais profunda que as assembleias e as greves por aumento de salários; que unificasse todas as bandeiras: desse vez e voz aos trabalhadores e trabalhadoras para intervir nas decisões políticas do Brasil. Dessa consciência surgiu a ideia de construir um partido de trabalhadores.
O PT surge como elemento inovador na cultura política do país. Abre as portas para setores sociais, antes alijados de interlocução na sociedade. Surge como espaço concreto para a juventude, para trabalhadores/as do campo e da cidade sindicalizados ou não, intelectuais, negros/as, índios/as, se organizaem e participem da vida política do país. O PT possibilitou eleger uma mulher negra ao Senado, uma nordestina ao governo da maior capital do Brasil, de uma agricultora, um sindicalista e muitos outros trabalhadores trabalhadoras ao parlamento."

Parte do texto do
Caderno 1 da 1ª Jornada de Formação Política do PT, que pretendo incluir num livro que pretendo publicar futuramente sobre o PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário