quarta-feira, 19 de maio de 2010

Reativação do Núcleo do PT na UFRJ


Com a iniciativa da Secretaria Municipal da JPT , petistas da UFRJ planejam a reativação do Núcleo Rosa Luxemburgo, importante espaço de discussão petista durante alguns períodos da história do PT e da Universidade, para o próximo dia 26 de maio.
A reativação do Núcleo promete mobilizar e organizar grande parte dos(as) petistas e simpatizantes ao partido, para que se construa uma frente de atuação para discutir os parâmetros da política do PT nesses 7 anos e meio no Governo Federal, e também os seus compromissos com eventual vitória de Dilma.
O Ato de Abertura traz o debate: "A Revolução Democrática e as Eleições de 2010" com os debatedores: Alessandro Molon - Deputado Estadual e Robson Leite - Educador Popular.
O Ato acontece no Largo de São Francisco, nº 1 - Centro do Rio.
Confira abaixo entrevista com Daniel Gaspar, Diretor de Relações Internacionais da UNE e militante da Kizomba.


1. Como se deu a forma de entendimento de que os petistas da UFRJ precisam se reorganizar?

Já conhecia alguns petistas na UFRJ, principalmente, do movimento estudantil. Discutimos a importância do ano de 2010 para continuação do projeto transformador que o PT vem implementando no país e decidimos reativar o núcleo para agregar mais militantes petistas às discussões que vínhamos fazendo na UFRJ.

2. Qual o ponto estratégico que o núcleo projeta pra organização dos seus filiados dentro da UFRJ?

Nós vamos fazer reuniões períodicas, amplamente convocadas, para discutir como fortalecer a candidatura de Dilma Roussef à Presidência da República.

3. Quantos petistas vcs pretendem mobilizar nessa base?

A única coisa que podemos precisar é que existem muitos petistas filiados e simpatizantes na UFRJ.

4. Quais serão os pontos centrais a serem discutidos dentro do núcleo pra UFRJ?

Vamos organizar uma campanha militante e com a cara do PT na UFRJ. Nossas bandeiras históricas estarão na ponta da língua dos militantes, bem como a comparação entre a herança bendita que Lula/Dilma deixarão e a maldita que FHC/Serra deixaram.

5. A reestruturação do núcleo da UFRJ tem o envolvimento de várias forças do PT, ou vem sendo discutida somente pelos integrantes da Kizomba/DS?

A princípio por militantes da juventude da DS e independentes, mas contactamos ontem os companheiros do Socialismo é Luta pra integrarem esse processo de reconstrução do Núcleo.

6. "O socialismo petista deverá ser radicalmente democrático, ou não será socialismo". Partindo desse princípio da Resolução "O Socialismo Petista" (do 7º Encontro Ncional do PT, em 1990) qual o posicionamento dos petistas da UFRJ sobre as políticas de promoção de igualdade racial dentro das universidades brasileiras - cotas racias?

Estamos participando do movimento pró-cotas na UFRJ e estaremos no Conselho Univeristário do dia 27 de maio que discutirá o tema.

7. E o papel da Kizomba perante as demais forças do partido na construção da pauta?

As outras forças do partido concordam com a Kizomba, essa é uma pauta histórica do PT.

8. E as eleições do DCE? O quadro é favorável ao PT?

As eleições ainda não estão marcadas. Agora, estamos com a cabeça na campanha. Não adianta ganhar o DCE e deixar o Serra privatizar a UFRJ em 2011.

9. Haverá composição de chapa com as demais forças do partido na eleição?
Como dito, é algo que não está no horizonte, mas, se for ocorre neste semestre, vamos construir a unidade.

10. Qual a história recente do PT no ME da UFRJ?

O PT dirigiu a UFRJ por muitos anos e agora está bastante fragilizado. Nossa última gestão foi a de 2007/2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário