quinta-feira, 6 de maio de 2010

Seminário e curso sobre a África




De 11 a 13 de junho, a Secretaria de Relações Internacionais do PT realizará um seminário sobre a África. O objetivo é ampliar nossa compreensão histórica, sociológica e política sobre o continente africano, de modo a subsidiar o fortalecimento de nossas relações com os partidos políticos e movimentos sociais do continente, conforme consta no documento sobre a política internacional do PT apresentado ao IV Congresso.

O seminário é aberto aos militantes do partido, sendo importante que membros do Diretório Nacional que tenham interesse em acompanhar as relações com a África possam participar integralmente.

O seminário será na sede do PT em Brasília (SCS, quadra 2, bloco C, no. 256, edifício Toukif), conforme programação abaixo. Ressaltamos que a programação está sujeita a ajustes, devido aos jogos da Copa e principalmente devido à Convenção Nacional do PT.
Para se inscrever, os interessados devem mandar uma mensagem para sri@pt.org.br, com os seguintes dados:

- nome completo
- contatos (correio eletrônico e telefones)
- cargo no partido ou cargo e organização em que trabalha
- no. da filiação


Dep. Iriny Lopes
Secretária de Relações Internacionais
Partido dos Trabalhadores

—————————————————
O CONTINENTE AFRICANO

Dia 11 de junho de 2010, sexta-feira, das 18h00 às 22h00.
Dias 12 e 13 de junho de 2010, sábado e domingo, curso com aulas expositivas.
Horário: manhã (09:00 às 12:00); tarde (14:00 às 18:00); noite (19h00 às 21h00)
Horários sujeitos a alteração

O seminário tem como objetivos:

1) debater a primeira versão do plano de trabalho da SRI na África, a partir de uma proposta que será apresentada pela SRI e debatida por especialistas, dirigentes, parlamentares e militantes que atuam no governo;
2) proporcionar uma reflexão sobre o continente africano, nas dimensões da história, da sociologia, da economia e da política.

Coordenadores- professores
Beluce Bellucci e Luiz Carlos Fabbri.
PROGRAMA DO CURSO

1. O trabalho da SRI do PT com relação a África, bem como do governo Lula, de outras secretarias do Partido e de movimentos sociais onde o PT tem atuação

2. As macro-regiões do continente africano
Uma visão geral sobre a constituição histórica; geografia, relações; ocupação colonial; processos de independência, identidade e nacionalismo.

3. A África colonizada
Os ciclos coloniais africanos. O império informal e império formal. A partilha da África. Os processos da administração colonial. A administração indireta e a administração direta. As colônias de povoamento e as de exploração. Exploração e desenvolvimento colonial. O declínio colonial e as lutas de libertação.

4. A África independente
O mundo da guerra fria; o grupo de Casablanca e o grupo de Monrovia; o processo de descolonização; luta política e luta armada; os problemas pós-independência; as opções capitalista e socialista; os modelos econômicos.

5. A África num mundo capitalista em crise
A crise dos anos 80/90; o programa de ajustamento estrutural; a crise da ajuda; a luta contra o apartheid; a guerra e a paz em Angola; organizações continentais e organizações regionais; movimentos sociais e lutas políticas; as perspectivas para o século XXI.

2 comentários:

  1. O Brasil, com as políticas do PT, tem avançado muito para corrigir a vergonha histórica que foi a escravidão e o racismo, que ainda hoje nos assola!
    Parabéns às políticas raciais do governo Lula e à atuação da militância petista no assunto!

    ResponderExcluir
  2. olá, meu brother!
    temos que nos organizar pra ir nesse seminario!!!

    ResponderExcluir