quarta-feira, 30 de junho de 2010

Prefeitura de Teresópolis realiza plenária da juventude do Orçamento Participativo


Com expressiva participação dos jovens teresopolitanos, aconteceu, na última semana, no Teatro Municipal, a Plenária Temática de Juventude. Novidade do Orçamento Participativo em Teresópolis, a plenária abriu o ciclo do OP 2010 e teve o objetivo de mobilizar os jovens da cidade, especialmente estudantes e os envolvidos em organizações e movimentos sociais. Durante o encontro, os jovens puderam expor suas opiniões e propor sugestões de políticas públicas voltadas para eles. As ideias serão encaminhadas para as secretarias correspondentes.

Na ocasião, os participantes conheceram sobre o orçamento público e a dinâmica do projeto Orçamento Participativo. Além disso, a secretária-executiva do ‘Nossa Teresópolis’, Rita Telles, falou sobre um levantamento realizado pelo movimento em parceria com a Prefeitura que traz indicadores do município, entre eles, números relacionados à gravidez na adolescência e escolaridade. Rita falou ainda sobre a importância da participação dos jovens na elaboração das políticas públicas para o seu segmento.

A Secretária de Orçamento Participativo e Relações Comunitários, Denise Lobato, destacou a importância da participação dos jovens na elaboração de políticas públicas. “Estamos satisfeitos com o resultado da plenária. É muito importante reunir os jovens para saber o que pensam, sua visão de políticas públicas. Houve diversas propostas interessantes, entre elas, a criação de um conselho municipal da juventude. Vamos encaminhar as sugestões para as secretárias responsáveis ”, analisou a Secretária de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, Denise Lobato, acrescentando que a Prefeitura atuará como porta voz das questões que não forem de sua responsabilidade direta.

Propostas

Entre os cerca de 80 jovens presentes à plenária estava Guilherme Gomes Ribeiro. O estudante de 17 anos foi quem sugeriu a criação do Conselho Municipal da Juventude. “A ideia da plenária é muito boa, mas acredito que um conselho vai permitir que a gente tenha ainda mais espaço para debater as questões da cidade, apresentar projetos”, disse o aluno do Euclides da Cunha e integrante do Pique Jovem, programa social do Governo Jorge Mario voltado para jovens e adolescentes. Na opinião de Luan Maurílio, de 16 anos, estudante da Escola Estadual Euclides da Cunha, os jovens poderiam participar dos conselhos já existentes na cidade.

Gabrielle Lopes, de 20 anos, é aluna do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, uma das instituições de ensino com presença maciça na plenária. Para Gabrielle é fundamental o desenvolvimento de projetos culturais para os jovens. A construção de um Posto de Saúde no Jardim Féo, instalação de novas indústrias e ampliação do pré-vestibular social também estão entre as propostas apresentadas.

OP – Plenárias Regionais em agosto

As plenárias regionais do OP serão iniciadas em agosto, depois da Copa do Mundo, em cada uma das dez regiões em que a cidade foi dividida. Durante os encontros, os moradores vão definir democraticamente as necessidades de cada bairro. Depois, as propostas terão a sua viabilidade avaliada para serem incluídas no Orçamento Municipal de 2011.

Reconhecido como o maior processo de gestão democrática do Brasil, o Orçamento Participativo foi implantado em Teresópolis em 2009, pelo Prefeito Jorge Mario. Nesse processo, os teresopolitanos propõem e votam em ações, obras e serviços que avaliam ser o melhor para suas comunidades e o município. Ao eleger as prioridades, a população compartilha com a Prefeitura a responsabilidade de decidir os rumos da cidade.

“A participação direta da população, inclusive dos jovens, reforça a necessidade dos gestores estarem antenados com as prioridades e as demandas populares. Cada vez mais exigentes, os cidadãos querem ser ouvidos politicamente, e que os investimentos em obras sejam transparentes, com serviços executados com qualidade. Esse exercício de cidadania deve começar cada vez mais cedo. Não há espaço melhor para atingir esse objetivo do que as plenárias do Orçamento Participativo”, conclamou o Prefeito Jorge Mario.

Nenhum comentário:

Postar um comentário