terça-feira, 1 de junho de 2010

A trajetória da Juventude do PT em Angra dos Reis

*Por Hugo Vilela

Os primeiros passos

A JPT Angra atravessa hoje o seu melhor momento desde março de 2008. Isso devido à dedicação e esforço do coletivo sob organização do companheiro Edward Campanário – Secretário da JPT, que tem buscado novos métodos e alternativas para poder fortalecer esse segmento dentro do PT. Mas nem sempre foi assim.
No início, esse coletivo, hoje com uma identidade mais sólida, teve seu processo de construção iniciado marcado por bastante fraterno entre seus membros, reunindo-se primeiramente para organizar o I Congresso Municipal da JPT.
Fazendo uma leitura daquele processo, reconheço que naquele momento faltou aos companheiros organicidade para tocar a Pauta do Congresso e sua dinâmica. Porém, há de se reconhecer que foi através do Congresso, que passamos a ocupar papel estratégico nas discussões sobre juventude dentro do PT. Fomos representados no Congresso Estadual pelos companheiros Rômulo e Claudinei; sendo que o primeiro ainda nos representou no Congresso Nacional da JPT realizado em maio do mesmo ano em Brasília.
Passado o Congresso, o grupo se fortaleceu, amadureceu e pôs metas a serem traçadas e desde então nos dedicamos à maior delas: o Pleito Municipal, tendo como objetivo nos engajar na candidatura da companheira Conceição Rabha, além de “alavancar” as candidaturas petistas na coligação proporcional; destacando-se os companheiros Ilson Peixoto e Eduardo Godinho – uma vez que ambos procuraram dialogar com a juventude e contribuir com a nossa proposta defendendo em suas teses de candidatura o tema da Juventude. Fora isso, foi extremamente relevante a participação da JPT na construção de propostas de governo da nossa candidata majoritária, onde se destacaram a criação da Secretaria Municipal da Juventude e o Conselho Municipal da Juventude.
Durante as eleições, ficamos marcados pela forma de atuação junto à candidatura Majoritária. Quem não se lembra dos Jovens vestidos de preto, rostos pintados de branco e bocas tapadas com “Silver Tape” (aquela fita cinza), panfletando o manifesto intitulado “Abaixo à Ditadura”? Quem não se lembra dos jovens detidos pela polícia numa madrugada de setembro (inclusive eu), enquanto panfletavam manifestos sobre fatos ocorridos no episódio das “Cartas Marcadas”? E tantas outras intervenções!
O fato é que, dada a apuração eleitoral culminando a vitória do atual Prefeito, Tuca Jordão, a JPT “murchou” e o coletivo não obteve reuniões produtivas no final de 2008.

Nova forma de dialogar com o PT

Mas nem tudo estava perdido, e ainda no final de 2008 ocorrera um fato que mudaria o modo como o PT enxergaria a sua militância jovem, reconhecendo seu papel importante na vida do partido. O então Presidente do PT, Zeca, obteve reconhecimento da Juventude perante as questões do partido e cumprindo Resolução do Congresso Nacional da JPT, cedeu a Juventude um espaço na Executiva do partido (sem direto a voto), para que as intervenções da JPT e seus anseios pudessem ser debatidos com as demais secretarias no PT.
O coletivo, pôde se reunir para dialogar para saber das pretensões/disponibilidades de seus membros para ocupar a vaga dada a juventude na Executiva. Após algumas desavenças, hoje superadas, assumi a representatividade do coletivo na Executiva Municipal, que foi marcado por buscar um diálogo maior com os movimentos sociais: UMEAR, Pastoral da Juventude; onde tivemos papel estratégico dentro da organizadora do I Fórum Municipal da Juventude de Angra dos Reis e da Comissão de Juventude da Câmara de Vereadores. Ainda obtivemos papel importante na Fundação do Coletivo Enegrecer, que é o espaço de elaboração e construção programática da pauta racial da Juventude Negra da Democracia Socialista para ajudar a construir esse debate dentro e fora do PT.
Vejo que o salto mais qualitativo dessa gestão à frente da JPT foi o grande envolvimento que a temática da Juventude obteve durante o PED 2009, em que através do diálogo, a Juventude manifestou o desejo e sua importância nas questões pertinentes do PT e sua construção programática; que foi reconhecido por todos aqueles que ajudaram na construção de propostas da Chapa “Partido Unido, Partido Forte”.

Seguir em Frente

Mais do que isso, a JPT vive momento único, com capacidade, condições materiais, ferramentas de comunicação, conteúdo e disposição militante para alcançar vôos mais altos que os do seu passado recente. Reconhecer o PT e sua luta, além de identificá-lo como um PARTIDO SOCIALISTA, torna o coletivo (e seus membros) capaz de criar uma nova geração de militantes identificados com a proposta e os princípios do PT, possibilitando criação de novos quadros que irão ajudar e muito na nossa tarefa de construir uma sociedade mais justa, fraterna, igualitária, livre de preconceitos, que combata a opressão e que o bem estar do homem e da natureza esteja à cima do valor exposto pelo capital.
O futuro do PT depende de nós!!! JOVENS PETISTAS!!!
Os primeiros passos já foram dados... Avante Companheirada nessa Luta!!!
Saudações Socialistas!!!



*Hugo Vilela é Secretário Municipal de Formação Política e Organização do PT Angra.

Um comentário:

  1. Caro amigo Hugo, não podemos esconder as dificuldades que passamos nas eleições por causa do "fogo amigo". E a promessa quanto a candidatura do companheiro Godinho ao DM que foi quebrada? Penso que temos que parar com esse negócio de partidarismo, clubismo, bairrismo e começarmos a pensar no coletivo. Não adianta brigar com o pai pelas atitudes erradas dele, sendo que é ele que sustenta a casa, você nunca vai ter razão. O jeito é irmos para onde nos ouvem e respeitam nosso ponto de vista. Lamentavelmente no Brasil ainda não é possível a candidatura independente e o sistema proporcinal é anti-democrático.
    Para chegarmos ao socialismo falta muito e com o atual cenário político brasileiro nunca conseguiremos chegar lá. O PT deixou de ser socialista e ser tornou capitalista. FALO COM TODA CERTEZA QUE NÃO EXISTE PARTIDO SOCIALISTA NO BRASIL!!! Enchem a boca pra falar de socialismo, mas na prática são todos capitalistas - é só olhar para os béns acumulados pelos políticos brasileiros.

    A luta é ardua e brigar com quem tem "poder" é muito difícil. Mas acredito no clamor popular e no bom coração de pessoas como você, o Godinho e o Edward Campanário. Contem comigo, mas daqui de fora, pois não quero ser conivente as coisas erradas que acontecem nos bastidores políticos e que trazem divisão e desiqualdade ao nosso país e no mundo como um todo.

    Forte abraço do seu amigo Edward Rennó.

    ResponderExcluir